18/05 - Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescente


17/05/2021



O dia 18 de maio de 1973 é a data em que Araceli Cabrera Crespo, de nove anos incompletos, desapareceu da escola onde estudava para nunca mais ser vista com vida. A menina foi espancada, estuprada, drogada e morta numa orgia de drogas e sexo. Seu corpo, o rosto principalmente, foi desfigurado com ácido. Seis dias depois do massacre, o corpo foi encontrado num terreno baldio, próximo ao centro da cidade de Vitória, Espírito Santo. Seu martírio significou tanto que esta data se transformou no “Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.
A denúncia é uma das formas mais eficazes de combater abusos e explorações, que pode ser feita por meio do Disque 100, um canal da Secretaria Nacional de Direitos Humanos (SDH) que funciona 24 horas por dia. A ligação é gratuita e a identidade do denunciante é mantida em sigilo. As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos responsáveis, como Conselho Tutelar.
Infelizmente os dados estatísticos sobre a violência sexual contra cirandas e adolescentes assustam no Brasil, sendo que ocupamos o 2º lugar no mundo em casos de exploração sexual. A todo momento escândalos de abuso sexual acontecem nas famílias, no esporte, no cinema, nos mostram o quanto a infância e adolescência são vulneráveis e necessitam de proteção de toda a sociedade.
A luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes permeiam todo o trabalho realizado pelos integrantes dos Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e Adolescente de Pedra Azul, e tem que ser constante: mobilizar a sociedade, desmistificar conceitos e tabus e educar sobre o tema estão entre os objetivos mais importantes, para vencermos esta mazela da sociedade.
A Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o a Prefeitura Municipal, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Educação e Saúde, realizarão várias ações na semana do dia 18 de maio, respeitando a situação de pandemia que nos encontramos:
Todos os dias divulgação nas redes sociais de um tema relevante: perigo da internet, disque 100;
Divulgação com faixa, cartazes e moto de som;
Produção de um vídeo institucional para as redes sociais;
Produção de um vídeo sobre o perigo da internet para ser utilizado nas aulas on-line da rede municipal de ensino;
Na semana do dia 17 a 21, as atividades da rede municipal de ensino abordarão temas relacionados ao 18 de maio;
Dia 18 de maio às 10h, entrevista do Conselho Tutelar na Rádio Comunitária;
Dia 18 de maio. Audiência Pública: Violência Sexual de Crianças e Adolescentes – 31 anos luta.


Voltar à lista completa de Notícias