4º TORNEIO DE FUTSAL DOS COMERCIANTES E ENTIDADES
15/04/2025
01- DA PROMOÇÃO E OBJETIVOS.
1.1-O 4º Torneio de futsal dos comerciantes e Intidades é uma promoçãoda
Secretaria Municipal de Esporte e Turismo de Pedra Azul-MG.
1.2- Através do desenvolvimento deste campeonato procura-se incentivar os
servidores do comércio a prática do futsal e intercâmbio entre as empresas do
local, proporcionando assim mais uma opção de lazer para o município unindo
educação às práticas sadias que é o esporte.
02- DA ORGANIZAÇÃO E DIREÇÃO
2.1-O Campeonato obedecerá às normas e disposições deste regulamento bem
como as regras oficiais da Confederação Brasileira de Futebol de
Salão(CBFS),observando-se as adaptações deste regulamento.
2.2- As partidas terão duração de 40(quarenta) minutos corridos divido em
02(dois) tempos de 20(vinte) minutos cada, sendo o último minuto de cada
tempo devidamente cronometrado com a bola em jogo. O intervalo terá a
duração de entre 05(cinco) e 10(dez) minutos.
2.3-Nos jogos serão utilizadas as bolas oficiais das categorias adultas,
devidamente aprovadas pela equipe de arbitragem.
2.4- O controle da quantificação de cartões recebidos é de responsabilidade
exclusiva das equipes e independe de comunicação oficial da comissão
organizadora.
2.5- À Comissão Executiva compete: - Interpretar este regulamento e zelar pela sua perfeita execução; - Elaborar,observar e fazer cumprir a tabela de jogos. - Designar árbitros para os jogos,não sendo admitidas impugnações ou vetos
aos indicados; - Aprovar ou impugnar os resultados dos jogos,após exame das súmulas e
respectivos relatórios; - Determinar perda de pontos quando qualquer equipe tiver atleta sem
condições de jogo;
03- DOS PARTICIPANTES
3.1-Poderão participar deste campeonato somente atletas maiores de dezesseis
(16) anos nascidos e/ou residentes no município de Pedra Azul-MG e que
estejam com vínculo empregatício com alguma empresa/entidade atuante
neste município e sesentindo apto para prática desse esporte.
3.2 – O atleta menor de dezesseis (16) anos que for inscrito por uma equipe, a
mesma deverá apresentar obrigatoriamente uma declaração por escrito
eassinada pelos pais e/ou responsável pelo atleta.
3.3- Não poderão participar deste campeonato atletas não residentes e que não
tem nenhum vínculo empregatício neste município, funcionários da NGL Grafite
e Prefeitura Municipal de Pedra Azul. e também atletas inscritos na Copa Folha
Regional de Futsal 2025 representando seleção de futsal da cidade, exceto
atletas na posição de goleiro, ficando vetado de comum acordo das equipes
participantes somente o atleta Yuri da Silva Tigre(goleiro titular da seleção
local).
3.4- As equipes que participarem deste campeonato serão conhecedoras
dasregras da modalidade (Confederação Brasileira de Futebol de Salão) assim
submetendo,sem reserva alguma, a todas as conseqüências que dela emana.
3.5- Cada equipe poderá inscrever 01(um) atleta que não tem nenhum vínculo
empregatício e/ou 01(um) atleta(sub-20) da seleção local nascido a partir de
2005
04- DAS INSCRIÇÕES
4.1-As inscrições deverão ser feitas através de formulário próprio devidamente
preenchido digitado ou em letra de forma bem legível e assinado pelos atletas.
4.2-Depois que o atleta assinar a ficha de inscrição estará isentando à equipe
organizadora de qualquer eventualidade que poderá vir a ocorrer em relação a
sua saúde.
4.3-As inscrições deverão ser entregues até a data a ser estipulada pela
comissão.
4.4- O atleta inscrito por uma equipe não poderá disputar por outra, mesmo que
sua equipe tenha sido desclassificada.
4.5-Não será permitido em nenhuma hipótese que o atleta seja inscrito em
duas ou mais equipes, se comprovado a sua assinatura esse mesmo atleta
será eliminado da competição.
4.6- Não serão permitidas as mudanças de atletas na ficha de inscrição da
equipe, a partir do momento em que esta já tenha sido entregue a comissão.
Salvo se aconteça algum problema de saúde com o atleta antes do primeiro
jogo da sua equipe no campeonato.
4.7-Cada equipe poderá inscrever no máximo14(quatorze) atletas sendo pelo
menos um desses funcionário da entidade que representa, e as fichas poderão
ser completadas com outros atletas desde que sejam trabalhador nesse
município e apenas mais um sem vínculo empregatício e/ou da seleção com
idade sub-20.
4.8- Caso houver alguma suspeita de inscrição irregular, cabe a equipe
acusadora colher provas e apresentar para a comissão organizadora que fará a
apuração da tal,que se comprovada a equipe e o atleta envolvidos serão
eliminados do campeonato.
4.9- Cada equipe deverá pagar obrigatoriamente uma taxa de inscrição no valor
e na data a ser estipulada pela comissão organizadora.
4.10-A equipe que não quitar a taxa deinscrição no valor total e na data
correta,a mesma será exclusa da competição.
05- DO SISTEMA DE DISPUTA
5.1- 1ª FASE terá participação de 11(dez) equipes que serão dividas em
(02)duas chaves,sendo a chave “A” com 06 (seis) equipes e a chave “B” com
05 (cinco) equipes. As chaves serão compostas por forma de sorteio.
5.2-2ª FASE: QF(Quartas de final):
Os participantes serão divididos para se confrontarem em 01(um)
jogo.
Os confrontos serão o seguinte:
Jogo 01 – 1ºcolocado da chave “A” X 4ºcolocado da chave “B”
Jogo02 –1ºcolocado da chave“B”X 4ºcolocado da chave“A”
Jogo 03 – 2ºcolocado da chave “A” X 3º colocado da chave “B”
Jogo 04 – 2ºcolocado da chave “B” X 3º colocado da chave “A
5.3 –3ª FASE:SF(semifinal)
Os participantes serão divididos para se confrontarem em 01(um)
jogo.
Os confrontos serão o seguinte:
Jogo 01 – Vencedor do jogo QF01 X Vencedor do jogo QF04
Jogo 02 – Vencedor do jogo QF02 X Vencedor do jogo QF03
5.4.- 4ª FASE:F(final)
Os participantes serão divididos para se confrontarem em 01(um)
jogo.Os confrontos serão os seguintes:
Jogo 01 – vencedor da SF1 X vencedor da SF2 (1º/2º)
5.5-CRITÉRIO PARA DESEMPATE:
1º-Saldo de gols
2º -Confronto direto
3º - Número de vitórias
4º-Gols pró
5º - Gols contra
6º-Gols average
7º - Menor número de cartões vermelhos recebidos
8º - Menor número de cartões amarelos recebidos
9º-Sorteio
5.6- Nas fases quartas de finais, semifinais e finais não haverá nenhum tipo de
vantagem para nenhuma das equipes.
Caso as partidas terminarem empatadas no tempo regulamentar, a partida será
decidida diretamente das cobranças de pênaltis.
06- DOS JOGOS
6.1- Os jogos serão disputados de acordo com as regras oficiais em
vigor,atualizadas pela Confederação Brasileira de Futebol de Salão(CBFS).
6.2Cada equipe deverá se apresentar devidamente uniformizada para a
realização da partida,com uma bola em condições de jogo.
6.3- Os jogos terão início no horário fixado na tabela, sendo admitida
umatolerância máxima de 15(quinze) minutos para o início dos jogos, sendo
encerrado o tempo é dada vitória à equipe que estive runiformizada em quadra.
6.4-A equipe que não se apresentar pronta para jogar devidamente
uniformizada após tolerância de 30 minutos, perderá por W x O. Salvo se
aconteça algum imprevisto justificável,comprovada e a purada pela comissão
organizadora.
6.5- A equipe que perder por W x O será eliminada da competição e todos os
seus resultados e ocorrências da partidas anteriores serão desconsiderados,
Exceto as ocorrências da parte disciplinar.
6.6-O mando de campo pertencerá sempre à equipe colocada ao lado
esquerdo da tabela, cabendo a ela a troca de camisa, em caso de coincidência
de cores.
6.7- Durante o jogo além dos atletas reservas devidamente uniformizados, cada
equipe poderá ter apenas 02 (dois) componentes da comissão técnica no
banco de reservas registrados em súmula e todos deverão trajar calça ou
bermuda,camisa e/ou sapatos ou tênis.
Caso ocorra alguma infração deste item durante o jogo,a comissão organizador
a deverá tomar as providências necessárias e sem nenhum prejuízo para a
equipe infratora.
6.8-Somente em casos extraordinários e de força maior poderá ser transferida
a realização de um jogo,competindo à comissão organizadora tomar tal
resolução.
6.9- Quando um jogo não se realizar ou for interrompido por qualquer
motivoe/ou for anulado, será fixada e comunicada uma nova data para sua
realização pela comissão organizadora.
6.10- Somente erros de direito, que ocasione prejuízo real à equipe vencida, no
tocante à alteração do placar,tempo útil de jogo,dará motivo à anulação do
jogo,desde que esta anulação não beneficie o infrator.
6.11-Quando um jogo for inferior a 60 (sessenta) minutos,o jogo reiniciará e
terá seqüência normal, mantendo-se o tempo e placar até então registrados na
súmula do jogo.
6.12-- Para que o atleta tenha condições de jogo, o técnico deverá listá-lo em
súmula antes do início da partida, mesmo sem seu documento de identificação.
6.13– O atletas e membros da comissão Técnica deverão estar em inteira
condições para a partida, caso o jogador e/ou membro da comissão técnica
esteja com sintomas de alcoolismo ou entorpecentes deverá ficar fora da partida.
6.14- se o treinador colocar um ou mais jogador em quadra com tal sintoma, se o
juiz da partida perceber que o jogador se encontra sobre efeito da bebida e/ou
entorpecente, o juiz poderá expulsar diretamente o atleta de quadra.
07-DA CLASSIFICAÇÃO
7.1-Para efeito de classificação a contagem de pontos será: -Vitória =03 pontos -Empate=01ponto -Derrota=00 ponto
7.2-Na1ªfase as equipes se confrontarão em forma de rodízio dentro da
chave.Classificarão para a 2ª fase (quartas de final) as 04(quatro) equipes
primeiras colocadas dos seus respectivos grupos
7.3-Classificarão para a 3ª fase (semifinal) as equipes vencedoras dos confrontos
das quartas de final
7.4-Classificarão para a 4ª fase (final) as equipes vencedoras dos confrontos da
semifinal
08-DA DISCIPLINA
8.1-Todas as infrações cometidas neste campeonato serão apreciadas e
julgadas por uma comissão composta por 05(cinco) pessoas idôneas,
escolhidas pela comissão executiva, que poderá aplicar as seguintes
penalidades: - Advertência escrita; - Perda dos pontos do jogo; - Desclassificação; - Suspensão por um ou mais jogos; - Eliminação de equipes ou de atletas.
8.2- As decisões da comissão serão irrevogáveis e surtirão efeitos imediatos.
8.3-O atleta que acumular 02(dois) cartões amarelos estará automaticamente
suspenso por uma partida(seguinte);
8.4-O atleta, treinador ou massagista expulso,estará automaticamente
suspenso por uma partida, independente das punições que poderão ser
impostas pela comissão executiva.
8.5- O cartão vermelho não anulará pra efeito de acúmulo um (01) cartão
amarelo,mesmo que seja na mesma partida.
8.6- O atleta que levar o segundo cartão amarelo e um vermelho na mesma
partida,este,cumprirá 01(um) jogo de suspensão(seguinte).
8.7- No caso de expulsão por agressão, o infrator estará automaticamente
eliminado do campeonato, independente das outras punições que lhe poderão
ser impostas pela comissão executiva, e ficará impedido de se inscrever no
próximo campeonato promovido pela mesma.
8.8-O atleta que obtiver apenas 01(um) cartão amarelo na 1ªFase
(classificatória), esse cartão será desconsiderado nas fases seguintes para
efeito de acúmulo.
8.9-Os cartões não serão zerados de uma fase para outra.Salvo oartigo 8.8.
09-DA PREMIAÇÃO
9.1-A comissão organizadora será responsável pela premiação,sendo realizada
e organizada pela secretaria de esportes.
9.2-Serão conferidos troféus e medalhas para: -Campeão(1troféu, medalhas para todos os atletas e comissão técnica+
R$2.300,00) - Vice-campeão (1 troféu, medalhas para todos os atletas e comissão técnica
+R$1.000,00) - 3ºlugar(1troféu,medalhas para todos os atletas e comissão técnica+
R$200,00) - Artilheiro(1troféu) - Defesa menos vazada(1troféu) - Obs.:Serão avaliadas somente as defesas que estarão envolvidas nos
jogosfinais.(disputasde1º/2º) OBS:Os casos omissos neste regulamento serão
julgados pela comissão organizadora. - Não haverá o jogo de disputa de 3º lugar, a equipe contemplada será aquela
melhor perdedora da fase semifnal, seguindo os seguintes critérios de
desempate dentro da fase.
1º - Maior número de pontos
2º - Saldo de Gols
3º - Gols pró
4º - Gols contra
5º - Gols average
6º - Menor número de cartões vermelhos recebidos
7º - Menor número de cartões amarelos recebidos
8º - Sorteio
9.3-A cerimônia de entrega de medalhas e troféus ocorrerá imediatamente
após a partida final desse torneio no mesmo local da sua realização, podendo
ser adiada a qualquer momento sob a orientação da comissão organizadora.
OBS:Os casos omissos neste regulamento serão julgados pela comissão
organizadora.
Realização:
SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTE TURISMO
AD. 2025/2028