REGULAMENTO - Campeonato Municipal de Futebol no EStadio Raul Ostiano
29/01/2025
01- DA PROMOÇÃO E OBJETIVOS.
1.1-Esse campeonato é uma promoção da Secretaria Municipal de Esporte e
Turismo de Pedra Azul-MG.
1.2- Através do desenvolvimento deste campeonato procura-se incentivar aos
jovens praticantes de futebol promovendo o surgimento de novos valores no
cenário desportivo municipal,estadual ou até mesmo nacional,trazendo mais
uma opção de lazer para a população e praticantes unindo educação às práticas
sadias que é o esporte.
02- DAORGANIZAÇÃO E DIREÇÃO
2.1-O Campeonato obedecerá às normas e disposições deste regulamento bem
como as regras oficiais da CBF,não cabendo veto ou impugnação.
2.2-À Comissão Executiva compete: - Interpretar este regulamento e zelar pela sua perfeita execução; - Elaborar,observar e fazer cumprir a tabela de jogos. - Designar árbitros para os jogos,não sendo admitidas impugnações ou vetos
aos indicados; - Aprovar ou impugnar os resultados dos jogos,após exame das súmulas e
respectivos relatórios; - Determinar perda de pontos quando qualquer equipe tiver atletas em condições
de jogo.
03- DOSPARTICIPANTES
3.1-Poderão participar deste campeonato somente atletas maiores dedezesseis
(16) anos e que estejam se sentindo apto para prática desse esporte.
3.2 – O atleta menor de dezesseis (16) anos que for inscrito por uma equipe, a
mesma deverá apresentar obrigatoriamente uma declaração por escrito e
assinada pelos pais e/ou responsável pelo atleta.
3.3- As equipes que participarem deste campeonato serão conhecedoras das
regras da modalidade (Confederação Brasileira de Futebol) assim
submetendo,sem reserva alguma,a todas as conseqüências que dela emana.
04- DASINSCRIÇÕES
4.1-As inscrições deverão ser feitas através de formulário próprio devidamente
preenchido digitado ou em letra de forma bem legível e assinado pelos atletas
.4.2-Depois que o atleta assinar a ficha de inscrição estará isentando a equipe
organizadora de qualquer eventualidade que poderá vir a ocorrer em relação a
sua saúde.
4.3-As inscrições deverão ser entregues até a data a ser estipulada pela
comissão.
4.4- O atleta inscrito por uma equipe não poderá disputar por outra, mesmo que
sua equipe tenha sido desclassificada.
4.5-Não será permitido em nenhuma hipótese que o atleta seja inscrito em duas
ou mais equipes, se comprovado a sua assinatura esse mesmo atleta será
eliminado da competição.
4.6- Não serão permitidas as mudanças de atletas na ficha de inscrição da
equipe,a partir do momento em que esta já tenha sido entregue a comissão.
4.7-Cada equipe poderá inscrever no máximo 22(vinte e dois) atletas e as fichas
não poderão ser completadas.
4.8- Caso houver alguma suspeita de inscrição irregular, cabe à comissão
organizadora a apuração da tal,que se comprovada a equipe e o atleta
envolvidos serão eliminados do campeonato.
4.9- Cada equipe deverá pagar obrigatoriamente uma taxa de inscrição no valor
e na data a ser estipulada pela comissão organizadora.
4.10-A equipe que não quitar a taxa de inscrição no valor total e na data correta,a
mesma será exclusa da competição.
05- DO SISTEMA DE DISPUTA
5.1- 1ª FASE terá participação de 08(oito) equipes que serão dividas em (02)
duas chaves, com 04 (quatro) cada. As chaves serão compostas por forma de
sorteio.
5.2- 2ª FASE: SF(semifinal):
Os participantes serão divididos para se confrontarem em 01(um)
jogo.Os confrontos serão o seguinte:
Jogo 01 –1º colocado da chave “A” X 2º colocado da chave “B”
Jogo 02 –1ºcolocado da chave“B” X 2º colocado da chave“A”
5.3 –3ª FASE:(final)
5.4.- Os participantes serão divididos para se confrontarem em 01(um)
jogo.Os confrontos serão o seguinte:
Jogo 01 – vencedor da SF1 X vencedor da SF2 (1º/2º)
5.5-CRITÉRIO PARA DESEMPATE:
1º-Saldo de gols
2º -Confronto direto
3º - Número de vitórias
4º-Gols pró
5º - Gols contra
6º-Gols average
7º - Menor número de cartões vermelhos recebidos
8º - Menor número de cartões amarelos recebidos
9º-Sorteio
5.6- Nas fases semifinais e finais não haverá nenhum tipo de vantagem para
nenhuma das equipes.
Caso as partidas terminarem empatadas no tempo regulamentar, a mesma irá
imediatamente para a disputa de pênaltis.
06- DOS JOGOS
6.1- Os jogos serão disputados de acordo com as regras oficiais em
vigor,atualizadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
6.2-Cada equipe deverá se apresentar devidamente uniformizada para a
realização da partida,com uma bola em condições de jogo.
6.3- Os jogos terão início no horário fixado na tabela, sendo admitida uma
tolerância máxima de 30 minutos para o início dos jogos, sendo encerrado o
tempo é dada vitória à equipe que estiver uniformizada em campo.
6.4-A equipe que não se apresentar pronta para jogar devidamente uniformizada
após tolerância de 30 minutos, perderá por W x O. Salvo se aconteça algum
imprevisto justificável,comprovada e apurada pela comissão organizadora.
6.5- A equipe que perder por W x O será eliminada da competição e todos osseus
resultados e ocorrências da partidas anteriores serão desconsiderados,exceto
as ocorrências da parte disciplinar.
6.6-O mando de campo pertencerá sempre à equipe colocada ao lado esquerdo
da tabela, cabendo a ela a troca de uniforme, em caso de coincidência de cores.
6.7- Durante o jogo além dos atletas reservas devidamente uniformizados, cada
equipe poderá ter apenas 03 (três) componentes da comissão técnica no banco
de reservas registrados em súmula e todos deverão trajar
calçao,bermuda,camisa e/ousapatos ou tênis.
Caso ocorra alguma infração deste item durante o jogo,a comissão organizadora
deverá tomar as providências necessárias e sem nenhum prejuízo para a equipe
infratora.
6.8-Cada equipe poderá fazer durante cada jogo no máximo sete(07)
substituições. Sendo cinco (05) com o máximo de três (03) paradas e o máximo
de mais duas durante o intervalo de jogo.
6.9- Somente em casos extraordinários e de força maior poderá ser transferida
a realização de um jogo,competindo à comissão organizadora tomar tal re
solução.
6.10- Quando um jogo não se realizar ou for interrompido por qualquer
motivoe/ou for anulado, será fixada e comunicada uma nova data para sua
realização pela comissão organizadora.
6.11- Somente erros de direito, que ocasione prejuízo real à equipe vencida, no
tocante à alteração do placar, tempo útil de jogo, dará motivo à anulação do
jogo,desde que esta anulação não beneficie o infrator.
6.12-Quando um jogo for inferior a 60(sessenta) minutos,o jogo reiniciará e terá
seqüência normal, mantendo-se o tempo e placar até então registrados na
súmula do jogo.
6.13-- Para que o atleta tenha condições de jogo, o técnico deverá listá-lo em
súmula antes do início da partida e o mesmo deverá está presente uniformizado
no Campo de jogo antes do início do segundo tempo.
6.14–O atletas e membros da comissão Técnica deverão estar em inteira
condições para a partida, caso o jogador e/ou membro da comissão técnica
esteja com sintomas de alcoolismo ou entorpecentes deverá ficar fora da partida.
6.15- se o treinador colocar um ou mais jogador em campo com tal sintoma, se o
juiz da partida perceber que o jogador se encontra sobre efeito da bebida e/ou
entorpecente, o juiz poderá expulsar diretamente o atleta de campo.
07-DA CLASSIFICAÇÃO
7.1-Para efeito de classificação a contagem de pontos será: -Vitória =03 pontos -Empate=01ponto -Derrota=00 ponto
7.2-Na1ªfase as equipes se confrontarão em forma de rodízio dentro da
chave.Classificarão para a semifinal as duas(02) equipes primeiras colocadas
dos seus respectivos grupos
7.3-Classificarão para a final as equipes vencedoras dos confrontos da semifinal
08-DA DISCIPLINA
8.1-Todas as infrações cometidas neste campeonato serão apreciadas e
julgadas por uma comissão composta por 05(cinco) pessoas idôneas,escolhidas
pela comissão executiva,que poderá aplicar as seguintes penalidades: - Advertência escrita; - Perdadospontosdojogo; - Desclassificação; - Suspensão por um ou mais jogos; - Eliminação de equipes ou de atletas.
8.2- As decisões da comissão serão irrevogáveis e surtirão efeitos imediatos..
8.3-O atleta que acumular 02(dois) cartões amarelos estará automaticamente
suspenso por uma partida(seguinte);
8.4 O atleta,treinador ou massagista expulso,estará automaticamente suspenso
por uma partida,independente das punições que poderão ser impostas pela
comissão executiva.
8.5- O cartão vermelho não anulará pra efeito de acúmulo um (01) cartão amarelo
,mesmo que seja na mesma partida.
8.6- O atleta que levar o segundo cartão amarelo e um vermelho na mesma
partida,este,cumprirá 01(um) jogo de suspensão (seguinte).
8.7- No caso de expulsão por agressão, o infrator estará automaticamente
eliminado do campeonato, independente das outras punições que lhe
poderãoser impostas pela comissão executiva, e ficará impedido de se inscrever
no próximo campeonato promovido pela mesma.
8.8-O atleta que obtiver apenas 01(um) cartão amarelo na 1
ªFase(classificatória), esse cartão será desconsiderado na 2ª fase (semifinal)
para efeito de acúmulo.
8.9-Os cartões não serão zerados de uma fase para outra.
Salvo o artigo 8.8.
09-DA PREMIAÇÃO
9.1-A comissão organizadora serár esponsável pela premiação,sendo realizada
e organizada com a secretaria de esporte.
9.2-Serão conferidos troféus e medalhas para: - Campeão (1troféu,medalhas para todos os atletas e comissão técnica) +
R$3.000,00 - Vice-campeão (1 troféu, medalhas para todos os atletas e comissão técnica)
+R$1.500,00 - 3º Lugar – R$ 500,00 - Artilheiro(1troféu) + R$ 300,00 - Defesa menos vazada (1troféu) + R$ 300,00
Obs.:Serão avaliadas somente as defesas que estarão envolvidas no jogo
final.(disputas de 1º/2º) - Não haverá o jogo de disputa de 3º lugar, a equipe contemplada será aquela
melhor perdedora da fase semifnal, seguindo os seguintes critérios de
desempate dentro da fase.
1º - Maior número de pontos
2º - Saldo de Gols
3º - Gols pró
4º - Gols contra
5º - Gols average
6º - Menor número de cartões vermelhos recebidos
7º - Menor número de cartões amarelos recebidos
8º - Sorteio
9.3-A cerimônia de entrega de medalhas e troféus ocorrerá imediatamente após
a partida final desse torneio no mesmo local da sua realização, podendo ser
adiada a qualquer momento sob a orientação da comissão organizadora.
OBS:Os casos omissos neste regulamento serão julgados pela comissão
organizadora.
Realização:
SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTE E TURISMO
ADM. 2025/2028