MEDALHA JOÃO DE ALMEIDA.


26/09/2017

Em 2017, Pedra Azul honrou com essa mais alta condecoração D. Nô e Sr. Guêra. É o reconhecimento do trabalho de pessoas voltadas para o campo, que com suas contribuições expressivas materializadas nessa medalha.
Um pouco de cada um deles:

LEONOR FERREIRA SALOMÃO – Carinhosamente conhecida por Dona Nô.
Nascida em 12 de junho de 1933, véspera de Santo Antônio, num lar simples e humilde, filha do Sr Sergino Ferreira Campos e dona Emília. Casou-se com o Sr. Genésio Salomão Aguiar com quem teve três filhos Maria Aparecida, Maria Vitória e Moisés.
Definir Dona Nô é falarmos de:
Trabalhadora rural;
Luta pelos direitos sociais e igualdade no meio rural;
Fé;
Caridade;
Acolhimento ao próximo.

Como ela mesma diz, a sua vida tem muita história. Dos mais de 30 anos vividos na fazenda Santa Rosa, não se deixou abater quando da perda do seu marido e se viu na obrigação de assumir as responsabilidades, que na ocasião não foram poucas, pois muitos dependiam daquilo.

Muitas conquistas, como aposentadoria, salário maternidade, assentamentos de reforma agrária (num total de 03 grandes áreas), acesso ao crédito e assistência técnica, programas de compras públicas dos produtos da agricultura familiar, habitação rural, tem a marca do compromisso e atuação de D. Leonor.

A busca de palavras que expressem o que D. Leonor representa para tantas pessoas, desde os seus familiares mais próximos, as inúmeras famílias de trabalhadores de Pedra Azul em contextos de luta e construção coletiva, nos desafia a buscar as palavras adequadas em seus sentidos mais profundos.

Nos meados dos anos 70, ingressou no movimento sindical, travou grandes lutas e conquistas para a população de trabalhadores rurais, em incansáveis reuniões e viagens por todo Estado de Minas Gerais, São Paulo, Nordeste e a capital do país.

Acredita que todos têm capacidade para gerir a própria vida. D. Leonor não se dobra e ainda se faz presente de forma ativa nas lutas sociais e no movimento sindical, como uma incansável lutadora.

Uma pequena passagem de Paulo em Coríntios:
“Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver caridade, sou como o bronze que soa, ou como o címbalo que retine. Mesmo que eu tivesse o dom da profecia e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência; mesmo que tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tiver caridade, não sou nada”.

Sr. UBALDINO CARDOSO DE QUADROS – Sr. Guêra.

“Se o homem do campo não existisse, o homem da cidade não viveria.”

As propriedades rurais de Pedra de pequeno e médio porte são compostas por agricultores familiares do Município. Geralmente são trabalhadores rurais que produzem diversas culturas com mão de obra familiar.
Um dos homenageados da Medalha João de Almeida desse ano é o Sr. UBALDINO CARDOSO DE QUADROS – nosso amigo GUÊRA.
Nascido em Pedra Azul no dia 17 de julho de 1.948, filho do Sr. Ângelo de Souza Quadros e Dona Fidelcina Soares de Quadros.
Senhor Guêra casou-se aos 30 anos com a Senhora VALDA LINA DE QUADROS, com quem teve 09 filhos (uma falecida), hoje, com oito filhos e nove netos, vive em sua roça com sua esposa e alguns filhos e netos.
Começou a trabalhar no campo desde os 10 anos de idade com o seu Pai, fazendo o percurso a cavalo da roça para a feira livre da cidade vendendo sua colheita para comercializar na feira. Sempre viveu do plantio (verduras, frutas, feijão...) e das criações, de onde tirou o sustento da família. A maioria dos filhos foi para São Paulo permanecendo poucos na Zona Rural.
Além de agricultor, esse honrado cidadão e pai de família é carpinteiro, serralheiro e marceneiro, mas o seu maior prazer é cuidar das plantações e criações variadas de sua terrinha.
Homem de força, no batente desde o amanhecer até o entardecer, mantendo a tradição de seus Pais, enfrentando as dificuldades climáticas, pragas e doenças.
Estamos orgulhosos Sr. Guêra!

#TrabalhoeRespeitoaTodos


\"Compartilhar
Voltar à lista completa de Notícias

Prefeitura Pedra Azul

Prefeitura Pedra Azul

Prefeitura Pedra Azul

Prefeitura Pedra Azul

Prefeitura Pedra Azul

Prefeitura Pedra Azul