AUDIÊNCIA PÚBLICA COM A COPASA.

22/09/2017

Aconteceu nesta quinta (21), na Câmara Municipal de Pedra Azul uma Audiência Pública com a COPASA para discutir com os representantes daquela empresa as taxas exorbitantes de esgoto cobradas em nossa cidade, o funcionamento da estação de tratamento, o esgoto que continua sendo jogado nos córregos e outras demandas dos pedrazulenses.

Participaram da Audiência o Presidente da Câmara Municipal de Pedra Azul Sr. Cícero Magno Mendes, a Prefeita Silvana Mendes, Vice Prefeito Márcio Souto, Sr. Gilson Carvalho Queiroz – Diretor de Operações Norte da COPASA, Sr. Raul César Ferreira Durães – Superintendente do Vale do Jequitinhonha e Mucuri, Sr. Éder Portela Loiola – Diretor da COPASA em Almenara, Sr. Marcos Vinícius, Sargento Jean C. Rocha –Polícia Ambiental , Sr. Luiz Sérgio Mendes – Secretário de Planejamento, Sr. Eduardo Araújo – Secretário de Obras, vereadores Alaércio, Katia, Digulino, Ailton Pereira, José Zilton, Leo de Godinha, Sabino e Ailton Soares, secretários municipais e sociedade civil.

Na audiência, convocada pela Câmara Municipal, os vereadores levaram aos dirigentes da COPASA a indignação da população e questionamentos sobre a cobrança de taxas indevidas de muitos consumidores na cidade.

A Prefeita Silvana Mendes cobrou agilidade na conclusão das obras, fiscalização sobre os serviços terceirizados que andam causando transtornos na comunidade, como abertura de buracos e demora no fechamento, a melhoria dos serviços prestados e corresponsabilidade na limpeza dos córregos, uma vez que a COPASA continua despejando os dejetos do esgoto doméstico dentro dos córregos, descumprindo suas obrigações contratuais.

O Secretário de Planejamento, Sr. Luiz Sérgio, explanou aos dirigentes da COPASA e demais presentes, a trajetória dos descumprimentos do contrato da empresa em Pedra Azul, pontuou sobre os prazos de execução das obras, valor pago a COPASA referente ao contrato com o município e solicitou providências urgentes.

Após os questionamentos, os dirigentes da COPASA informaram que apenas 60% do esgoto da cidade recebem tratamento e que 12 litros/segundo de dejetos estão sendo despejados nos córregos, que a COPASA está pronta novamente para investir na estação de esgoto, que uma força tarefa fará o recadastramento dos usuários para corrigir as cobranças indevidas e que os atendimentos de urgência serão mais ágeis e eficientes.