34º CONGRESSO NACIONAL DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE


31/07/2018

Aconteceu, em Belém (PA), dos dias 25 a 27 de julho de 2018, a *15ª Mostra “Brasil Aqui Tem SUS”*, uma das atividades do XXXIV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. Durante o evento, representantes de secretarias municipais de saúde de todas as regiões do Brasil apresentaram experiências bem-sucedidas em seus municípios relacionadas a temas como planejamento, participação da comunidade, financiamento, gestão e atenção básica. “A ideia é justamente compartilhar experiências que são replicáveis e que possam servir de modelo para os outros municípios”, afirma a coordenadora geral da Mostra, Marema Patrício (FONTE: CONASEMS).

*A EXPERIÊNCIA DE PEDRA AZUL*

Humanização, Gestão do Trabalho e Educação na Saúde: uma experiência da Secretaria Municipal de Saúde - Pedra Azul/MG.

Autores da Experiência: Glaubert Gomes de Souza – Secretário Mun. De Saúde e Luíza Costa Tanure – Coordenadora de Gestão do Trabalho.

A experiência é um dos Pilares/Setor da Secretaria de Saúde de Pedra Azul que funciona desde janeiro de 2017. Pedra Azul tem uma população em torno de 24.748 hab.(IBGE, 2017). Está na região Nordeste de MG e é sede de Microrregião de Saúde. O desenvolvimento humano no contexto organizacional para gestão de pessoas, processos de trabalho e cuidado em saúde impulsionou a implantação do Pilar/Setor. O objetivo dessa experiência é contribuir com a gestão do SUS através da assistência voltada ao cuidado humanizado e integral em saúde, além de promover transformações nas práticas do trabalho com base no desenvolvimento pessoal e profissional.

Em 18 meses de experiência, foram realizadas mais de 2.880 horas de ações voltadas para desenvolvimento humano e profissional, individual e coletivo, que resultaram na melhoria do clima organizacional e no pioneirismo do 1º Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (NPICs) na região da Gerência Regional de Saúde (GRS), atuando no Programa Academia da Saúde e em Pontos de Saúde Coletiva, totalizando, apenas no mês de abril de 2018, 268 atendimentos, incluindo população em geral e profissionais da Secretaria de Saúde através do projeto Plantio da Saúde, construindo a sabedoria coletiva e promovendo a capacidade de adaptação no Setor Saúde e Organizações Não Governamentais.

Humanização, Gestão do Trabalho e Educação na Saúde é um Pilar/Setor de desenvolvimento humano na saúde inovador, cujos valores são construídos em um processo cíclico permanente e colaborativo. A melhoria do desempenho profissional, relacionamento interpessoal, reconhecimento e utilização dos talentos, progresso na qualidade de vida e saúde são desafios assumidos para mudanças de paradigmas no Setor Saúde e na Rede Intersetorial do município.

A experiência de Pedra Azul será também apresentada na 1ª “Minas Mostra SUS - 2018", em Belo Horizonte.

Secretaria Municipal de Saúde
#TrabalhoeRespeitoaTodos


\"Compartilhar
Voltar à lista completa de Notícias

Câmara Pedra Azul

Câmara Pedra Azul