ARSAE EM PEDRA AZUL

05/06/2018

ARSAE, Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário de MG esteve presente no município, no mês de Abril último, em encontro com representantes do poder executivo e legislativo, onde se comprometeu a diagnosticar a situação dos serviços contratados e efetivamente prestados pela COPASA.

No dia 03 de maio, a Arsae-MG promoveu Capacitação sobre Racionamento, Tarifas de Água e Esgoto e Tarifa Social, em vídeo conferência na UAITEC_Pedra Azul, onde o tema foi cobranças de valores referentes à coleta e tratamento de esgoto nas faturas da Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) e da Copanor (Copasa Serviços de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais S/A), a CONCESSÃO DO BENEFÍCIO DA TARIFA SOCIAL e também quanto às ações a serem tomadas diante de eventos de escassez hídrica comum a muitas cidades de nossa região.

Salientamos que, é fundamental que as famílias inscritas no CADASTRO ÚNICO para Programas Sociais do Governo Federal usem esse benefício de Tarifa social, usuários esses que não têm capacidade de pagamento das tarifas.

A ARSAE, conforme pactuado com a Prefeitura, apresentou em tempo hábil o relatório de fiscalização elaborado a partir de vistorias sobre os serviços da COPASA e COPANOR no município, constatando a falta de saneamento em diversos pontos da cidade, deficiências no tratamento de esgoto, perda de água e total inoperância da COPANOR nos distritos de Araçagi e Gissaras.

A Prefeita Silvana Mendes oficiou a COPASA cobrando providências, inclusive sobre o Plano de Racionamento e abastecimento da cidade, com a comunicação prévia sobre eventuais paralizações e fornecimento de água ao município, e que houvesse disponibilização de caminhão pipa para atender a essa municipalidade.

Estamos nos mobilizando para que os problemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário sejam sanados, de forma satisfatória, conforme prevê o contrato de concessão, em Pedra Azul, disse a Prefeita Silvana Mendes.

secretaria Mun. de Meio Ambiente
Prefeitura Municipal de Pedra Azul